SENHOR quero paciência ... mas tem que ser agora!!!!

26/10/2012 10:02

 

Alguns me dizem que  minha tendência a ser impaciente é algo decorrente de ser filho de bolivianos ... talvez ... mas creio que não é assim, entendo que todo o ser humano é impaciente e ao mesmo tempo sabe disso e quer se livrar disso. A impaciência é algo tão presente no ser humano que mesmo aquele que é cristão luta com isso. Não creio que eu seja o único cristão a lutar contra a impaciência.

 

Sabemos que Tiago relaciona fé com paciência (Tg 1.3) mostrando que é parte integrante da vivência cristã. O problema nao é saber que devemos ter paciência ou mesmo querer ter páciência, mas o problema é que somos muito impacientes para aprender a ter paciência!

 

Confuso???

 

Nem tanto. Acredito que a maioria dos cristãos já orou, pensou ou falou que precisava ter mais paciência, e talvez tenha feito isso mais de uma vez. Mas como se aprende a ter paciência? Como isso se desenvolve em nossas vidas?

 

Parece que as vezes cremos que o SENHOR vai esticar Sua mão e jogar em nós o "pó de pirlimpimpim" e como num passe de mágica iremos nos tornar pacientes. Esse comportamento é decorrente de algo que chamo "religiosidade fast-food". Não queremos esperar! Queremos tudo já! Rápido! Agora! Porque está demorando tanto!?!

 

A sociedade criou uma série de conceitos de urgência, desde a comida até a formação acadêmica e nós permitimos que essa mentalidade imediatista entre nas nossas igrejas locais. Parece que alguns dos pastores agora acreditam que são "deuses" e com seus "poderes incríveis" (power rangers gospel?) podem tão somente recitar um mantra-gospel, impor suas mega-mãos-santas e pufff! Surge um novo e fresquinho clone dele instantaneamente!

 

Ah meu DEUS!!!!!

 

Parece que nunca leram este texto:

 

"E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência,"  (Rom 5.3)

 

Não é plano do SENHOR que o ser humano receba paciência de modo instantâneo, a paciência será gradualmente desenvolvida em seu caráter mediante o processo de ele passar por cada uma das tribulações necessárias para isso. A paciência no cristão somente florescerá sendo cultivada lenta e gradualmente no solo das dificuldades e lutas. Isso leva tempo, não acontecerá da noite para o dia ou no decorrer de poucas semanas ou mesmo meses. É um processo que atravessará toda a vida, nesse processo haverá dor, lágrimas e suor, mas cada gota derramada significa que estamos aprendendo mais um pouco. DEUS não nos fará "voar" por cima do deserto mas estará conosco na travessia mesmo que nossas decisões nos façam dar voltas e mais voltas por 40 anos.

 

Somos afobados, afoitos, desesperados e imediatistas.

 

E isso nos impede de aprendermos a ter paciência, mas se ela for desenvolvida em nosso ser a consequência será maravilhosa

 

"E a paciência a experiência, e a experiência a esperança."  (Rom 5. : 4)

 

Esperança!!! Que palavra linda de escrever, inspiradora de ler e doce de falar! O fruto a ser colhido depois de arar o duro terreno que é o caráter humano vale a pena o esforço.

 

Por essa razão meu SENHOR eu te peço me ensina a não ser afobado, se for necessário me dá uns puxões de orelha nas vezes que eu quiser soluções rápidas e me ensina a me gloriar nas tribulações para que no futuro eu possa colher esperança. Pai todas as vezes que eu abrir mi nha boca ou mesmo pensar que Tua resposta está demorando me faz lembrar que a "demora" é apenas Teu amor e cuidado me ensinando a desenvolver paciência.

 

Um forte amplexo de quem está aprendendo a aprender.