Salário, dom e condição

24/10/2012 08:47

 

SALÁRIO, DOM E CONDIÇÃO

 
 
26/05/2010 16:05

Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor. (Rm 6.23)

Este verso pode ser dividido em três partes.

Na primeira parte temos uma notícia que não nos agrada e pode nos fazer retroceder: a consequencia inevitável de nosso pecado (e sim sabemos que somos miseravelmente pecadores, ainda que o neguemos socialmente) é a morte, a condenação, o eterno afastamento da vida e de Seu Autor, o próprio DEUS!

Não queremos isso.

Tal afirmação não nos agrada, mas ela é real e incontornável. Ao pecarmos nos condenamos. A percepção de tal realidade deve nos fazer não só entristecer mas nos conduzir a um momento de reflexão. Como fazer para mudar essa realidade? De fato nada que eu possa fazer me dá essa opção, pois eu sei que meu pecado, desgraçadamente, me acompanha.

A segunda parte do texto nos aponta para a esperança! O termo "mas" aponta para a solução! O DEUS que criou todo o universo está nos oferecendo a vida eterna ao invés da morte! E fica claro no texto que não temos que pagar (seja qual for a forma) por isso! É gratuito! Isso é maravilhoso! O único que tem a autoridade para nos julgar é o mesmo que nos oferece a redenção da condenação que alcançamos com nossos pecados. A notícia é muito boa.

Infelizmente os seres humanos tendem a ignorar a terceira parte do texto e muitos dos que o leem desistem do que lhes é oferecido na segunda parte, e assim agindo colocam-se de novo baixo a maldição da primeira parte. A terceira parte nos apresenta a condição para desfrutarmos do "dom gratuito de Deus". A condição é óbvia e clara, mas requer que o indivíduo submeta-se ao senhorio de JESUS, não apenas olhar para Ele como o prevedor da Salvação, mas como o SENHOR de nossas vidas. O Senhor JESUS não salva da condenação alguém que não se submeta de modo voluntário e amoroso à Sua soberana vontade. Para que eu possa escapar da condenação a qual me submeti por meus pecados eu preciso da salvação (vida eterna) que DEUS me oferece, mas isso somente é possível aos que se submetem ao senhorio de JESUS.

E ai fica minha pergunta ...

Porque você não se rende ao Senhor JESUS e desfruta desse dom maravilhoso oferecido pelo DEUS Triúno?

 

Um forte e fraterno amplexo

Victor Hugo Ramallo, pastor