Perdeu? Louve ao SENHOR!

08/09/2012 20:34

E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o SENHOR o deu, e o SENHOR o tomou: bendito seja o nome do SENHOR."  (Jó 1.21)

 

Uma das experiencias mais angustiantes é ver um sonho se dissipar, não somente ser adiado, mas ele ser totalmente impedido e você não poder fazer nada, e até talvez perceber que foram também as tuas ações que levaram esse sonho ao seu completo fim. A tristeza parece cercar tua alma e mente e aos poucos parece que o desejo de sonhar é extirpado de você, gradualmente fica tentado a permitir que a apatia se instale em tua vontade.

 

 

Não sei se você já passou por isso, mas creio que sim. Acredito que toda a pessoa com alguns anos de vida já experimentou essa situação e isso não depende de tua dedicação ao SENHOR.

 

Como assim??!!??

 

Devemos lembrar que somos imperfeitos e temos a responsabilidade por nossos atos, atribuir a DEUS nossos erros (ou tiros no pé) é ilógico e foge da verdade. Assim sendo muitas vezes começamos a construir um sonho e nós mesmos o destruímos com ações ou inações. Não quero aqui discorrer sobre o fim desse sonho era ou não plano do SENHOR, afinal como cristão eu creio plenamente na soberania dEle e que nada que for contrário aos Seus propósitos pode ser impedido (Jó 42.1), logo o texto não trata disso.

 

Do que trata então? Trata de como conseguir vencer a tristeza, angústia e até desespero que nos cercam quando o nosso sonho é frustrado. Enfatizo NOSSO sonho, pois o SENHOR não sonha, Ele executa. Nós somos prisioneiros do tempo e do espaço e por isso é claro que não temos uma percepção completa do propósito dEle para nós, vemos apenas uma pequena parcela do todo. Essa nossa limitação é que nos leva muitas vezes a simplesmente entrar em depressão diante do fim de um sonho.

 

Compartilho de todos que assumem essa dor porque já passei por ela mais de uma vez! Nos meus 46 anos de vida já vi alguns de meus sonhos ruírem diante de meus olhos e apesar de achar que me esforcei ao máximo para evitar isso. Foi como querer segurar água nas mãos nuas. Um esforço inútil. Como qualquer pessoa isso encheu de tristeza minha alma e por um tempo me tirou a alegria de viver, mas repensando em Jó eu consigo reorganizar minhas idéias e lembro que não estou aqui para ter minhas vontades atendidas por um ser que chamo de "Deus", estou aqui para seguir servindo ao SENHOR de tudo que existiu, existe e existirá de modo incondicional.

 

Esse SENHOR me resgatou do pecado, da condenação e de minha carnalidade por Sua Soberana Vontade e agora eu pertenço a Ele. Sim Ele é meu dono e por isso não estou aqui para ser mimado, estou no meu posto e devo permanecer firme nEle até que Ele decida me levar para a morada final ou me substitua por alguém mais qualificado.

 

Entendendo isso se meu sonho deixou de "existir" devo louvar a DEUS porque Ele é o SENHOR e seguramente Sua Vontade sempre será o melhor para mim em todo e qualquer momento.

 

Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que gozem os ossos que tu quebraste.(Salmo 51.8)

 

Confiar nisso faz toda a diferença, saber que DEUS é plenamente soberano é o que permite que eu possa enxergar além da tristeza e em meio as confusões da minha mente e de meu coração. Louvar ao SENHOR por aquilo que considero uma perda é um sinal de submissão e obediência e essas são evidências de que o Seu Santo Espírito atua em minha vida.

 

Claro que isso não significa falsidade ou bancar o tolo, mas dizer: "SENHOR eu queria muito isso, mas por alguma razão o SENHOR entende que eu não devo ter. Obrigado porque isto não é um fim, mas um recomeço! Te louvo porque o meu sonho se desfez. Me ajuda a entender Teu propósito e nisso dedicar minhas forças."

 

Entendo que isso pode nos ajudar, e muito, a crescer no que chamamos de "vida espiritual" e fortalecer nosso compromisso com o SENHOR!

 

Um fraterno amplexo de alguém que também já teve sonhos desfeitos

 

 

 

 

 

Tema: Perdeu? Louve ao SENHOR!

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário