O que é a Graça?

12/12/2012 21:18

Sabe pessoal não me atreverei a dizer que este mera nota, um texto pequeno e escrito de um impulso, pretende explicar algo tão belo, fundamental e profundo como a graça.

 

Não tenho nem a pretensão nem a capacidade.

 

 

 

 

Os teólogos que existem são mais capazes que eu, apenas quero compartilhar um pouco que aprendi de modo prático nestes anos como servo de do Senhor JESUS CRISTO. Sempre que me deparava com este texto dúvidas me vinham à mente:

 

"E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo."  (II Coríntios 12 : 9)

 

Eu sei que definimos Graça como sendo "favor imerecido" e essa definiçao está correta, mas como entender essa definição quando precisamos encontrar a solução de uma crise pessoal, talqual a que o apóstolo Paulo estava enfrentando?

 

Como esse "favor imerecido" pode me ajudar em meio a uma crise? O que ele é? Como se manifesta?

 

Essas e outras perguntas parecidas me levavam a uma série de becos sem saída. Não sei vocês, mas eu as vezes sou muito "lento" para entender alguns conceitos.

 

Tive que passar por um caminho muito dolorido para começar entender, no meio de crises é onde me parece que ouço melhor a voz do SENHOR. E ao passar por esses caminhos sofri muito e depois disso tive que reconhecer que sofri por minha culpa, minhas decisões erradas me conduziram até esses caminhos.

 

Ora, decisões erradas tem outro nome: desobedecer a vontade de DEUS.

 

A isso chamamos pecado. Estava em meio a muitas crises por que estava em pecado. Não me refiro a todas as crises, não sou um neo-pentecostal ou neo-apostólico que cai na tola idéia de que se tenho gripe é um demônio. Não sou um herético dualista-maniqueísta

 

Me refiro a crises pessoais decorrentes de decisões que eu tomei.

 

As minhas crises eu havia "conquistado" através da minha rebelião da minha própria pecaminosidade.

 

Mas se meu pecado me conduziu até o meio da crise o que pode me tirar dela? A Graça! Mas o que é a Graça?

 

Pensando entendi que se a desobediencia à vontade de DEUS (pecado) me levou até a crise a obediência a essa mesma vontade me tiraria disso, mas ai ... surge outro problema. Sou incapaz de fazer a vontade de DEUS.

 

"Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço."  (Romanos 7 : 19)

 

E na Bíblia lemos:

 

"Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade."  (Filipenses 2 : 13)

 

Como isso pode ocorrer?

 

Ai estava a resposta! Isso é a Graça!

 

O que?

 

Entendo que posso definir a Graça como sendo também:

 

"A vontade de DEUS agindo na minha vontade para que eu possa fazer a vontade de DEUS!"

 

Somente na proporção que Ele age em mim é que posso fazer o que Ele quer de mim. Isso é um presente que não mereço (favor imerecido) e entender isso me ajuda entender a resposta do SENHOR à crise do apóstolo: "Minha Graça te basta!"

 

Quando a vontade dEle age em mim eu posso viver de acordo com Seu padrão e assim é possível sair da crise, pois quando a Graça opera em mim não há desobediencia na minha vida e todas as vezes que não atendo a essa Graça permito que o desobedecer me comande.

 

Não estou falando de um "cruzar os braços" e esperar que a resposta caia do céu e tampouco de um ativismo onde o SENHOR não tem espaço, mas de um equilíbrio entre o depender dEle e de um querer que Ele aja em minha vida e através dela. Só posso desfrutar dessa Graça na mesma medida que me submeto e me rendo ao SENHOR.

 

A Graça e a rebeldia são opostas na medida que um está presente em mim o outro está ausente.

 

Entendi isso e busco viver isso. Não é um postulado teológico, é uma compreensão vivencial. Espero que essa minha experiencia ajude vocês a viverem essa Graça.

 

Que o Eterno nos abençoe com Sua Graça a cada dia mais e mais.

 

Um forte amplexo

 

Victor Hugo Ramallo, um sincero dependente da Graça do SENHOR.