Amar e mudar

04/11/2012 12:27

Estes dias me pus apensar nunma frase que muitas vezes escuto: "quem ama alguém não quer mudá-lo!". Ouço muito isso e muitas pessoas concordam com isso e postam imagens e imagens com essa mensagem.

 

Estaria certa ou errada essa idéia?

 

A princípio eu estava muito propenso a apoiá-la, mas ao começar a esboçar este texto em minha cabeça e conversando com os meus botões comecei a me questionar algun pontos.

 

Oras, eu sei que DEus me ama afinal isso é claro na Sua Palavra:

 

"Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro."  (I João 4 : 19)

 

E sabemos que quando nos entregamos a esse amor que vem de DEUS, a transformação  em nossas vidas é claro que ocorre:

 

"Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo."  (II Coríntios 5 : 17)

 

Dai passamos a entender corretamente que o fato de DEUS querer nos mudar (transformar) é uma consequencia do Seu amor para conosco.

 

Ai o leitor pensa: "Ahá! O pastor então concorda que quem ama quer mudar a pessoa amada!"

 

Sim concordo, quem tem um relacionamento seja ele romantico, de amizade ou familiar somos levados a querer mudar algumas "coisinhas" na outra pessoa isso não é exatamente um problema, a questão está quando queremos que essa mudança ocorra por que ela acaba sendo mais para nos satisfazer do que para beneficiar a outra pessoa. Se queremos que uma pessoa mude porque será bom para ela isso é amor, se queremos que ela mude por que será bom para nós isso e egoísmo.

 

Por exemplo se eu quero que alguém que amo torne-se mais culto isso a princípio é bom, mas se quero isso porque tenho vergonha da suposta fala e cultura da pessoa isso é muito mau. O mesmo vale se eu quero que a pessoa emagreça, ou mude seu jeito de vestir, ou falar ou qualquer outra coisa.

 

Definir essa fronteira é algo muito complicado pois os sentimentos humanos nao são necessariamente matemáticos e mesmo nós frequentemente nos confundimos em ler nossos próprios sentimentos. Como posso saber se o que quero mudar na pessoa amada é amor mesmo ou apenas egoísmo? Uma dica importante é avaliar sinceramente se eu continuaria "amando" a pessoa se ela não mudar o que eu gostaria que mudasse.

 

É importante que algumas mudanças sejam feitas, mas e se a pessoa não mudar? O meu "amor" continuaria ou eu desistiria?

 

DEUS não desiste de nos amar e aquilo que Ele em Sua infinita sabedoria sabe que devemos mudar seguirá atuando em nossas vidas para que experimentemos essa mudança, mas Ele também atuará dentro de nossa "velocidade" e usará muitas de nossas características para manifestar Sua Glória e Seu Amor.

 

Mas mesmo quando eu não consigo sequer entender que devo mudar Ele segue me amando e não me abandona.

 

Será que consigo amar assim as pessoas?

 

Esta pergunta que escrevi agora, me fez pensar muito. Pensar nas pessoas que não consegui comunicar isso e pensar em como devo reverter essa situação mas isso é algo para um outro texto.

 

Um fraterno amplexo!

Tema: Amar e mudar

Data: 07/11/2012

De: Guiomar Lopes de Medeiros

Assunto: Considerações

A boca fala do que está cheio o coração!
Gosto do que você fala! Sinto que é profundo e verdadeiro!
Para mim, quem ama, corrige, e com certeza isso gera mudanças!

Data: 07/11/2012

De: Victor Hugo Ramallo

Assunto: Re:Considerações

Obrigado pela visita e pela participação irmã!

Novo comentário